quinta-feira, 2 de junho de 2011

Julian Fane - Special Forces / Our New Quarter

Special Forces
Planet Mu, 2004

1. Disaster Location
2. Safety Man
3. Freezing In Haunted Water
4. Sea Island
5. Stasis
6. Darknet
7. Book Repository
8. The Birthday Boys
9. Taoist Blockade
10. Coronation
11. In Space
12. Exit New Year

Our New Quarters
Planet Mu, 2007

1. Our New Quarters
2. New Faces
3. Youth Cadet
4. The Moon Is Gone
5. Downfall
6. Jonah The Freak
7. Break And Enter
8. Rattle
9. Among The Missing
10. Plastics For A Heart

Desde de 2004 venho guardando uma pérola de gelo que nunca irá derreter e que teve uma irmã em 2007 reforçando o espírito eternamente gelado.

Estou falando do Canadense Julian Fane que é um artista pouco conhecido fora da cena underground e tem como característica a fusão de elementos épicos que lembram Radiohead, Sigur Rós e eletrônicos do IDM (Intelligent Dance Music) que chega a lembrar Four Tet em alguns momentos, toda essa mistura com uma pitada da atmosfera Post-Rock.

Julian Fane já foi membro da banda Waikiki e também já participou de outros projetos de música eletrônica com o nome de Aardvark Interface e Taoist Blockade Aardvark além de participar como tecladista no EP Daylight For Delay da banda canadense de pós-punk Astoria.

O primeiro filho de Julian Fane nasceu em 2004 pelo selo de música eletrônica Planet Mu com o nome de “Special Forces”.

As “Forças” do álbum são realmente muito “Especiais”. Os poderosos elementos eletrônicos, os sons de cordas às vezes sintéticos, às vezes acústicos e os barulhinhos ala Aphex Twin e Four Tet remetem essa força. Os sentimentos sonoros começam a surgir já na capa que traz a pintura de uma paisagem fria (da até pra sentir e ouvir o vento frio) e os vocais épicos que soam algo como Jónsi e Thom Yorke conseguem trazer lembranças tristes, felizes, especiais.

Trata-se de um álbum “Forte” e “Especial” que é obra do gênio que na época tinha apenas 21 anos quando deu a luz a um dos meus favoritos e que destaco a música “Safety Man” que para mim é uma das mais marcantes e que comprovam todas as “Forças Especiais”.

Quando eu menos esperava em 2007, fui atacado novamente por sentimentos sonoros através do segundo filho do Julian batizado de “Our New Quarters” ou “Nosso Novo Bairro” em português. Este é o filho mais falante do Julian, pois existe uma presença maior dos vocais robotizados em alguns momentos. Outras características marcantes são as guitarras shoegaze e as percussões melancólicas além dos sintetizadores e as explosões de cordas que dão um ar sentimental às canções. E não posso esquecer de comentar a belíssima arte da capa que já diz tudo o que se pode esperar do álbum.

Obs. Plastics For A Heart lembra muito mais muito mesmo Sigur Rós. (Que coisa boa)

Mudar para um novo bairro pode ser muito difícil para algumas pessoas que precisam abandonar os velhos amigos e se adaptar ao novo espaço social, por outro lado para alguns é a chance de vida nova e de descoberta de novos amigos em uma renovação de espírito.

É possível haver “Special Forces” em “Our New Quarters” e apesar de eu nunca ter mudado de bairro consigo experimentar muitos sentimentos, às vezes intimistas contidos nesses dois álbuns que são obrigatórios para dias frios.

Pra quem curte: Sigur Rós, Four Tet, Dntel, Radiohead

http://www.myspace.com/julianfane

Link para baixar:

Special Forces: http://www.mediafire.com/?hyy1ujelmjb

Our New Quarter: http://rapidshare.com/files/151284955/Julian_Fane_-_Our_New_Quarters.rar.html

Diêgo Garcia Silva, Degaba Mundo Oco

Nenhum comentário:

Postar um comentário